Metais pesados
1. INTRODUÇÃO3 2. AVALIAÇÃO DA EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL AOS METAIS4 3.1. Metais Pesados: Um Perigo Eminente 4 3. ARSENIO8 4.2. CARACTERISTICAS PRINCIPAIS8 4.3. APLICAÇÕES9 4.4. TOXICOLOGIA9 4.5. PRECAUÇÕES10 4. CHUMBO11 5.6. CARACTERISTICAS PRINCIPAIS11 5.7. APLICAÇÕES12 5.8. TOXICOLOGIA13 5.9. EFEITOS TOXICOS15 5. CONCLUSÃO17 6. BIBLIOGRAFIA18
1. INTRODUÇÃO
O mercúrio (Hg) é um metal líquido pesado branco-prateado, inodoro e de fácil volatilização. Na natureza é encontrado em três formas: mercúrio metálico, sais inorgânicos de mercúrio e mercúrio orgânico, que se diferem pelos aspectos toxicológicos de absorção, transporte e excreção (do metal) e pelo quadro clínico do paciente.
A denominação mercúrio decorre de uma homenagem ao planeta Mercúrio que conforme a mitologia romana é o mensageiro dos deuses, também o deus dos mercadores, filho de Júpiter e Maia, correspondente ao deus grego Hermes. Os romanos o chamaram de hidrargiro, derivado do termo Hydrargyrum em latin, que significa prata liquida (hidro = elemento de composição que indica água e árgyros = prata) e originou a sigla Hg0 na tabela periódica dos elementos químicos.
O chumbo induz uma anemia microcítica hipocrómica frequentemente observada em crianças e que é morfologicamente semelhante à que resulta da deficiência em ferro. Esta anemia resulta de dois factores: diminuição do tempo de semi-vida dos eritrócitos e inibição da síntese do heme. A diminuição do tempo de semivida dos eritrócitos deve-se possivelmente ao aumento da fragilidade mecânica das membranas celulares.
O arsênio apresenta três estados alotrópicos: cinza ou metálico, amarelo e negro. O arsênio cinza metálico (forma α) é a forma mais estável nas condições normais e tem estrutura romboédrica; é um bom condutor de calor, porém um péssimo condutor elétrico.
2. AVALIAÇÃO DA EXPOSIÇÃO OCUPACIONAIS AOS METAIS
A expressão “metal