Metais Pesados
METAIS PESADOS
QUISSAMÃ - 2013
Introdução Ao decorrer dos anos, podemos perceber uma maior preocupação sobre a contaminação no solo de metais pesados e poluentes orgânicos, ocorridos principalmente pela produção agrícola, atividades industriais e mineiras. Os locais contaminados afetam e colocam em risco a saúde de toda a população exposta ao meio ambiente, sofrendo assim bio acumulação podendo levar até a morte. Com isso nos dias de hoje há uma maior necessidade da recuperação de áreas contaminadas.
Sumário
1.0 Art.: “Desenvolvimento de mudas de cedro-rosa em solo contaminado com cobre: tolerância e potencial para fins de fitoestabilização do solo.”
1.1 Dissertação - Metais Pesados
2.0 Bibliografia
1.0 Art.: Desenvolvimento de mudas de cedro-rosa em solo contaminado com cobre: tolerância e potencial para fins de fitoestabilização do solo.
“A contaminação do solo é frequentemente associada às atividades agrícolas, industriais e de mineração, bem como à reutilização de resíduos urbanos e, ou, de origem animal. Tais atividades podem promover o acúmulo de metais pesados no solo, elementos potencialmente nocivos à qualidade ambiental e ao bem-estar dos seres vivos. A fitorremediação é uma tecnologia de recuperação de áreas degradadas que visa à descontaminação do solo. Pela sua maior produção de biomassa, as espécies florestais são capazes de imobilizar e exportar para fora de qualquer sistema, através de sua biomassa, maiores quantidades de elementos químicos presentes no solo. Nesse contexto, este trabalho objetivou avaliar o desenvolvimento do cedro-rosa em solo contaminado com metais pesados. Mudas dessa árvore foram cultivadas em casa de vegetação, em solo contaminado com Cu (0, 60, 80, 100, 500 mg kg-1), e, ao final de 105 dias, características das plantas e do solo foram analisadas. O cedro-rosa apresentou ganho de matéria