metais pesado
INTRODUÇÃO
Os metais pesados têm uma grande utilidade pratica em nossa vida, são usados na fabricação de utensílios como canos, baterias, pilhas, mas também podem ser um dos principais agentes tóxicos conhecidos pelos seres humanos.E devido a um elevado desenvolvimento industrial ocorrido nos últimos anos, eles têm sido um dos principais responsáveis pela contaminação de nossas águas e solos, tanto por negligência em seu tratamento antes de despejá-las nos rios ou por acidentes e descuidos muito freqüentes, que propiciam o lançamento de muitos poluentes nos ambientes aquáticos. Esses poluentes podem representar um grande risco para a saúde humana, e para a natureza, onde podem provocar graves problemas, como a morte de animais ou a improdutividade de uma determinada área.
Metais Pesados e a Natureza
Metais pesados são elementos químicos de natureza metálica, que apresentam um peso atômico relativamente alto, mais precisamente, maior do que 22. Entretanto, sua definição mais difundida é aquela relacionada com a saúde pública: metais pesados são aqueles que apresentam efeitos adversos à saúde humana. Acredita-se que os metais talvez sejam os agentes tóxicos mais conhecidos pelo homem. Há aproximadamente 2.000 anos a.C., grandes quantidades de chumbo eram obtidas de minérios, como subproduto da fusão da prata e isso provavelmente tenha sido o início da utilização desse metal pelo homem.
Os metais pesados diferem de outros agentes tóxicos porque não são sintetizados nem destruídos pelo homem. A atividade industrial diminui significativamente a permanência desses metais nos minérios, bem como a produção de novos compostos, além de alterar a distribuição desses elementos no planeta.
A presença de metais muitas vezes está associada à localização geográfica, seja na água ou no solo, e pode ser controlada, limitando o uso de produtos agrícolas e proibindo a produção de alimentos em solos contaminados com metais pesados.
Todas