metais pesados
INSTITUTO DE QUÍMICA DE SÃO CARLOS - IQSC
Estudo de Caso
Metais Pesados: Uma enorme pilha de problemas
Lenita Pessôa Altoé – 7653015
Munique Kazar Mendes – 6784055
Sylvia Frida de Almeida Szterenfeld - 8123120
Edvaldo
23 de Agosto de 2013
Elementos Químicos: Metais
Mércurio
O mercúrio é um metal contaminante, usado principalmente na extração de ouro. Esta técnica de amalgamação faz com que vapor de mercúrio seja emitido para atmosfera, além de poluir os rios e os solos. A contaminação da água acontece principalmente com mercúrio metálico (Hg0), dimetilmercúrio ((CH3)2Hg) e metilmercúrio (CH3Hg+). Estes mesmos elementos contaminam o solo, uma vez que a água contaminada é utilizada para a irrigação.
A forma mais perigosa do mercúrio é o metilmercúrio, conhecido por causar diversos problemas neurológicos, como diminuição das funções motoras e cognitivas, além de casos associados à insônia. Um grande problema do mercúrio é sua capacidade de se acumular nos tecidos musculares e ser de lenta eliminação.
Chumbo
O chumbo é um dos metais pesados mais preocupantes graças a sua capacidade de contaminação e ao seu uso excessivo na indústria. O chumbo está presente na atmosfera em forma de partículas sólidas provenientes do uso do tetraetilchumbo como detonante em carros a diesel, e presente no solo das mais diversas formas, como óxidos, carbonatos e sulfatos (todos relativamente insolúveis), formas solúveis, adsorvidas, coprecipitadas, adsorvido em matérias orgânicas coloidais ou complexos. É encontrado na água em forma de sais.
Todas suas formas são bastante tóxicas, mas o tetraetilchumbo é o principal responsável pela poluição de chumbo no ar, causando problemas principalmente nas áreas urbanas.
Zinco
O zinco é um dos elementos químicos da classe dos metais que tem papel fundamental no organismo dos seres vivos, ele atua intervindo no metabolismo de proteínas e ácidos