Compare as Respostas
PREFEITURA MUNICÍPAL DE SÃO JOÃO DO CARU
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SEMEC
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
PROPOSTA CURRICULAR DE EDUCAÇÃO FÍSICA
SÉRIES: 6º, 7º, 8º E 9º ANO
SÃO JOÃO DO CARU-MA
2014
PROPOSTA CURRICULAR DE EDUCAÇÃO FÍSICA
SÉRIES: 6º, 7º, 8º E 9º ANO
1 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A seguinte Proposta Curricular para Educação Física se destina aos professores do Ensino Fundamental, 6º ao 9º ano. Foi desenvolvida a partir do estudo bibliográfico com a intenção de nortear a atuação e a importância da Educação Física no processo educacional. A seguinte proposta representa um referencial cujas atividades serão metodologicamente planejadas e aplicadas pelos professores, ou seja, cada um construirá seu próprio percurso de acordo com a realidade da escola a que este pertence, para atingir um objetivo comum que é proporcionar aos alunos o acesso aos conhecimentos da cultura corporal de movimento (Jogos, Ginástica, Dança, Lutas e Esporte) relacionado à Atividade Física e Saúde.
Proposta essa de atividades didático-pedagógicas e de articulação entre teoria e prática, professor e aluno onde ambos são convidados a aprender juntos, fazendo escolhas, selecionando alternativas, testando limites, questionando valores, métodos e tendências. Portanto, esperamos contribuir para formação do professor e ampliar as possibilidades cognitivas da criança, eixos temáticos inseparavelmente ligados à formação da cidadania.
Especificamente na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), principal lei relacionada à Educação, já na primeira (lei no 4.024, de 20 de dezembro de 1961), a Educação Física estava presente. Nesta, era considerada obrigatória nos cursos de graus primário e médio até a idade de 18 anos (BRASIL, 1961), porém, tinha como preocupação primordial a preparação física dos jovens para o ingresso no mercado de trabalho de forma