Compare as Respostas
Dá-se o nome de sistema endócrino ao conjunto de órgãos que apresentam como atividade característica à produção de secreções denominadas hormônios, que são lançados na corrente sangüínea e irão atuar em outra parte do organismo, controlando ou auxiliando o controle de sua função. Os órgãos que têm sua função controlada e/ou regulada pelos hormônios são denominados órgãos-alvo. Os hormônios influenciam praticamente todas as funções dos demais sistemas corporais. Freqüentemente o sistema endócrino interage com o sistema nervoso, formando mecanismos reguladores bastante precisos. O sistema nervoso pode fornecer ao endócrino a informação sobre o meio externo, ao passo que o sistema endócrino regula a resposta interna do organismo a esta informação. Dessa forma, o sistema endócrino, juntamente com o sistema nervoso atuam na coordenação e regulação das funções corporais.
AS GLÂNDULAS
São órgãos especializados em produzir e liberar substâncias. Temos três tipos de glândulas:
As glândulas endócrinas produzem os hormônios, que são lançados no sangue. Como por exemplo, a hipófise, a tireóide, as paratireóides e as supra-renais.
As glândulas exócrinas produzem secreções que lançadas para fora do corpo ou para dentro de cavidades internas. Como por exemplo, as glândulas salivares, sudoríparas, sebáceas, lacrimais, mamárias.
As glândulas mistas que possui uma parte endócrina e outra exócrina. Como por exemplo, o pâncreas, que lança o suco pancreático no intestino (exócrina) e lança a insulina diretamente no sangue (endócrina).
As glândulas endócrinas, que se localizam em várias partes do corpo, são a hipófise, a tireóide, as paratireóides, as supra-renais, o pâncreas, os testículos e os ovários.
HIPÓFISE
A hipófise é do tamanho de um grão e ervilha e está ligada ao encéfalo, no hipotálamo. Ela é considera a glândula mestra, pois vários de seus hormônios influenciam o funcionamento de outras glândulas do corpo, como por exemplo: as