Compare as Respostas
1) Compare 20 aminoácidos primários os com relação a: propriedade da cadeia lateral, interação estabelecida com a água e interações entre as cadeias laterais. Demonstre o tipo de interação envolvida.
Respostas: Aminoácidos diferem quanto a sua cadeia lateral:
Cadeia lateral Apolar glicina, alanina, valina, prolina, leucina, isoleucina e metionina.
Cadeia lateral Apolar com grupos aromáticos fenilalanina, triptofano e tirosina
Cadeia lateral Polar neutra serina, treonina, cisteína, asparagina e glutamina
Cadeia lateral Polar carregada positivamente lisina, arginina e histidina
Cadeia lateral Polar carregada negativamente aspartato e glutamato
Hidropatia: um índice de hidropaticidade elevado (+) indica uma região hidrofóbica (apolar) do polipeptídeo. Índice baixo (-) indica o contrário, ou seja, região hidrofílica (polar)
2) Por que os aminoácidos podem agir como ácidos e bases? Por que eles são classificados como substâncias anfóteras?
Resposta: Por meio da ionização. Os aminoácidos são substâncias anfóteras, ou seja, pode atuar como ácidos ou como bases. Existem 2 grupos ácidos fortes ionizados, um –COOH e um –NH3+ . Em solução essas duas formas estão em equilíbrio protônico. R-COOH e R-NH3+, representam a forma protonada ou ácida, parceiras nesse equilíbrio. E as formas R-COO- e R-NH2 são as bases conjugadas.
Assim, dependendo do meio, os aminoácidos podem atuar como ácidos (protonado, podendo doar prótons), neutros (a forma protonada e a forma receptora de prótons em equilíbrio) e base (base conjugada do ácido correspondente, ou seja, perdeu prótons, e agora é receptora deles).
Os aminoácidos reagem com o ácido nitroso produzindo nitrogênio e um hidroxi-acido. A aplicação desta reação é a determinação da dosagem de aminoácidos,no sangue, medindo-se o volume de nitrogênio produzido (método de Slyke).
Na putrefação dos organismos, certas enzimas reduzem os