METABOLISMO DO FERRO
Bioquímica - Prof. Luiz Carvalho
Universidade Federal de Pernambuco
11/05/2007
[Parte 1 – Transcrita por Eduarda]
Ah... cortei as historinhas dele que não tinham nada a ver.
Vocês viram que, na aula passada, com intuito de levar O2 ao tecido, tendo em vista a importância do O2, que é o aceptor final de elétrons no principal processo de obtenção de energia do nosso organismo, então vocês viram que durante o processo evolutivo foi desenvolvido um sistema extremamente eficiente que é o advento dos corpúsculos, o corpúsculo hemácia e a principal proteína que está contida nessa hemácia que é a hemoglobina.
Esses dois temas, a hemácia e a hemoglobina do ponto de vista químico foram os objetivos da aula passada.
Hoje eu vou falar de um fator importante nesse processo, que é o ferro, que é exatamente aquele átomo que está no centro do grupamento heme, então eu iniciaria mostrando a vocês quais são os objetivos.
Agora ele falou que esse ano resolveu modificar a aula dele, que estava muito ultrapassada, falou também que era pra a gente estudar pelo power point e se não entendesse alguma coisa consultasse o livro (ele até falou do devlin, mas disse que lehninger não é pra usar... a não ser que esteja sobrando tempo.
Slide 2 - Aqui ele começa lendo os objetivos e fazendo alguns comentários...
1- primeiro eu quero que vocês conheçam algumas propriedades do átomo de ferro;
2- descrever o percurso geral que o ferro segue no organismo da gente;
3- descrever os eventos do metabolismo do ferro no estômago, isso é muito importante, sem o estômago o metabolismo do ferro fica comprometido.
Eu estava falando no inicio da aula que um laudo muito freqüente na época em que eu era estudante era a úlcera gástrica, hoje é muito raro você na clínica se deparar com um paciente com úlcera gástrica, mas esses medicamentos que passam, parece que elevam o pH e que portanto, combatem a úlcera, eles podem apresentar como efeito secundário, se não tiver a devida atenção,