EVOLUÇÃO DO MOVIMENTO SIONISTA
1 INTRODUÇÃO 8
2 AS ORIGENS HISTÓRICAS DO SIONISMO 10
2.1 O MOVIMENTO SIONISTA NO BRASIL 13
2.2 O CASO DREYFUS: CAPITÃO ALFRED DREYFUS 14
2.3 A ASCENSÃO DO NACIONALISMO NA EUROPA 15
2.4 THEODOR HERZEL 16
3 ALIANÇA BRITÂNICO-JUDAICA 18
3.1 O ACORDO SYKES-PICOT 19
3.2 O MANDATO BRITÂNICO PARA A PALESTINA 22
3.3 A DECLARAÇÃO DE BALFOURD 22
4 DECISÃO DA PALESTINA 24
4.1 A RESISTÊNCIA ÁRABE 26
4.1 O “LIVRO BRANCO” 29
4.3 MURALHA DE FERRO E O SIONISMO REVICIONISTA DE JABOTINSKY 33
5 A CRIAÇÃO DO ESTADO DE ISRAEL 36
5.1 HOLOCAUSTO E A JUSTIFICATIVA MORAL PARA A CRIAÇÃO DE ISRAEL 41
CONCLUSÃO 46
REFERÊNCIAS 48
1 INTRODUÇÃO
O tema trata de uma das mais polêmicas e importantes ideologias contemporâneas, ideologia esta que fomentou o nacionalismo no povo judeu, além disso, embora o território Israelense, sua criação, e os fators geopolíticos e geoestratégicos desta região, fatores que estão intimamente ligados a uma das principais potências mundiais, os Estados Unidos da América, que com a aliança obtém vantagens, muitas vezes claras e outras nada transparentes.
O Estado de Israel que já completou mais de cinquenta anos e orgulha-se de importantes sucessos. Antes do surgimento do sionismo a cultura Judaica estava enfraquecida e seu idioma o Hebraico restrito à liturgia. O movimento surgiu na Europa nas últimas décadas e almejava o renascimento nacional do povo Judeu e um lar ancestral após quase dois mil anos de exílio. O movimento queria incitar um sentido de nação no povo Judeu, para forjar um estado moderno, fato inquestionavelmente bem sucedido.
O termo sionismo foi criado em 1885 pelo escritor Judeu Vienense Narthan Birnbaum. Em essência o sionismo era uma resposta ao problema Judaico derivado de dois fatos básicos: os Judeus estavam dispersos em vários países ao redor do mundo, e em cada um desses países constituíam uma minoria. A solução sionista era terminar com essa existência anômala e com a dependência dos outros: retornar