Trabalho
A interação do computador com o mundo externo, através de impressoras, monitores, teclado, mouse, joystick, microfones, sendo fazendo uma impressão, capturar sons e vídeos, etc.
2- O que é um controlador e para que serve?
Um controlador é um software que permite ao computador comunicar-se com o hardware ou com dispositivos. Sem os controladores, o hardware que compõe o computador não funcionaria corretamente, por exemplo, uma impressora, uma placa gráfica, webcam, são necessários softwares específicos (drivers) para fazer com que o sistema operacional enxergue o dispositivo e o faça interagir.
3- O que é E/S programada?
Com E/S programada, os dados são trocados entre a CPU e o módulo de E/S. A CPU executa um programa que lhe dá o controle direto da operação de E/S, incluindo a apreensão do status do dispositivo, a emissão de comandos de leitura e de escrita e a transferência de dados. Quando a CPU emite um comando para o módulo de E/S, deve esperar até estar completa a operação de E/S. Se a CPU for mais rápida que o módulo de E/S, isto é um desperdício de tempo de CPU. Com E/S conduzida por interrupção a CPU emite um comando de E/S, e continua a executar outras instruções e é interrompida pelo módulo de E/S quando este tiver concluído o seu trabalho. Tanto com E/S programada como por interrupção, a CPU é responsável por extrair os dados da memória principal e armazenar os dados na memória, para saída ou para entrada de dados, respectivamente. A alternativa é conhecida por acesso direto à memória (DMA). Neste modo, o módulo de E/S e a memória principal trocam dados diretamente, sem envolvimento da CPU.
4- Como podem ser implementados os mecanismos de entrada e saída?
Uma forma de implementação dessa estrutura é dividir o software em quatro camadas, onde temos a camada superior sendo a E/S vista pelo usuário; a segunda camada o software que enxerga E/S da mesma forma, independente do dispositivo; a terceira