Mestrando
UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS
Rafael Wandson Rocha Sena
Universidade Federal do Ceará, Brasil rw_sena@hotmail.com RESUMO
As cisternas de placas são reservatórios que estão sendo construídos na região semiárida brasileira, essas cisternas são essenciais para o armazenamento de água das chuvas em áreas com índices pluviométricos baixíssimos, infelizmente as cisternas não estão apresentando o desempenho necessário, tem baixa durabilidade, apresentam fissuras, etc. O trabalho propõe a realização de uma análise estrutural de uma cisterna de placas de 15.000 litros, pelo Método dos Elementos Finitos, com a utilização do programa ABAQUS para uma melhor avaliação das tensões e deformações, onde realmente está o problema da fissuração. Foram analisados diversos tipos de modelos para uma simulação de falhas construtivas.
Palavras Chaves: Cisterna de Placas, Método Elementos Finitos, fissuras.
1.
INTRODUÇÃO
O Brasil é um dos paises que possui um dos maiores potenciais hidrológicos do planeta, mas infelizmente sua distribuição não é ordenada. A região semi-árida do país é constantemente assolada por longos períodos de estiagem, o solo é raso, armazena pouca água, a seca é um problema devastador nessa região. Ideias para amenizar esse problema no gerenciamento de nossa águas são necessárias, dentre essas temos as cisternas , açudes, barragens, etc. As cisternas de placas foram criadas por Nel, um pedreiro de Simão Dias, Sergipe, há mais de 35 anos, é muito utilizada devido a sua facilidade construtiva, baixo custo e sua imensurável importancia social, estudos revelam que uma cisterna de placas garante até 08 meses de água para uma familia cozinhar e beber[3].
Este artigo apresenta um estudo de avaliação estrutural de uma cisterna de placas de
15.000 litros, com um objetivo de avaliar as causas de falhas estruturais ou ainda propor a viabilização de melhorias, foram analisados