AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO AMBIENTAL: UMA PROPOSTA FACE A ESTUDOS DE IMPACTOS AMBIENTAIS
O embate ambiental necessita superar diversos desafios, não somente conceitual, mas também, pontuam Paula e Monte-Mór (2000, p.76), temas analíticos como o “desafio relativo à formação de métodos de análise, conceitos e procedimentos teóricos capazes de abordar em sua totalidade e complexidade a questão ambiental”. Não se trata apenas de política e procedimentos. A sustentabilidade permeia a cultura, atitude e interesse da sociedade (organizações, comunidades e indivíduos) em busca do progresso com ações economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis e socialmente responsáveis. Gradativamente a sustentabilidade transforma-se em elemento-chave (BECKER, 2002), e divulgada de forma ampla, o que origina uma via alternativa onde percorrem diferentes grupos sociais e de interesse, como políticos, profissionais do setor público e privado, ecologistas, economistas, agências financeiras, grandes empresas, dentre outros.
No discurso dos negócios, a noção de sustentabilidade, o termo sustentabilidade, vem sendo utilizado em projetos na tentativa de demonstrar à sociedade a responsabilidade sócio ambiental de empresas. Entende-se, pois, que o uso sustentável dos recursos naturais, torna-se uma das exigências, em alguns casos, do mercado local, nacional e internacional.
Entretanto, tal discurso pode ser questionado pela sociedade. Um ponto a ser debatido é a evidenciação dos resultados das práticas relacionadas com o “rótulo