Gestao ambiental
Os problemas ambientais, além de outros factores, como a revolução da informação e a globalização económica, contribuíram consideravelmente para a alteração das prioridades nas relações internacionais.Actualmente, são reportados muitos cenários de degradação sócio-ambiental acentuada poluição de todo o meio físico, extinção de espécies, contaminação radioactiva, alimentos com agro-tóxicos, escassez de recursos naturais, aquecimento global, desigualdades sociais, miséria nas cidades, guerras étnicas, etc. Grande parte desses problemas se deve ao sector produtivo e à sua dinâmica na sociedade de um modelo de desenvolvimento não sustentáve.
Com o despertar da crise ambiental que já era evidente na década de 1960, só veio a agravar-se ao longo das décadas, em função de uma série de desastres e desequilíbrios ambientais, passando a constituir factor de maior preocupação dos Estados e da comunidade científica, levando-a a repensar novas estratégias para o trato desta problemática de ordem mundial causado pelo homem. A Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente Humano.
UNIDADEI
1- O conceito Meio ambiente foi expresso pela primeira vez pelo naturalista francês Geoffrey de Saint-Hilaire em sua obra Études progressives d´un naturaliste, de 1835 e diz que meio ambiente é o lugar onde os seres se encontram ou se movimentam e tudo que o rodeia.
2- Os aspectos comuns patentes nas definições são: a consideração de meio ambiente como lugar propicio para vida , os aspectos divergentes são: incluir o homem no meio ambiente e em outros casos não, a consideração de meio e ambiente como sendo mesma coisa e a diferenciação das duas coisas.
3- A definição que me parece mais completa é: a que define meio como lugar onde se vive, com suas características e condicionamentos geofísicos; ambiente; esfera social ou profissional onde se vive ou trabalha, e ambiente como o conjunto de condições naturais e de influências que actuam