ISOS
Os procedimentos para o planejamento e execução de auditorias em um Sistema de Gestão Ambiental.
A NBR ISO 14011 (1996), que pode ser aplicada a todos os tipos e tamanhos de organização, estabelece procedimentos para a condução de auditorias no sistema de gerenciamento ambiental, a fim de determinar sua conformidade com os critérios de auditoria do referido sistema. Dentro dos objetivos de auditoria definidos por esta ISO pode-se destacar:
a) determinar a conformidade com o sistema de gerenciamento ambiental do aditado em relação aos critérios de auditoria do mesmo;
b) identificar as áreas de potencial melhora no sistema de gerenciamento ambiental;
c) avaliar a capacidade do processo interno de análise crítica pela administração, para assegurar a adequação e eficácia do sistema de gerenciamento ambiental.
Dentro das funções, responsabilidade e atividades esta norma destaca a pessoa do auditor-lider, que tem papel fundamental na condução dos trabalhos e resultados alcançados.
A norma apresenta uma relação intensa de responsabilidades e atividades que devem ser realizadas pelo auditor-lider.
A NBR ISO 14012 (1996) estabelece os critérios de qualificação o profissional de auditoria ambiental. Mesmo não exigindo que seja obrigatório profissional de nível superior, acredita-se que além dos requisitos por ela elencados, esta seria uma condição para que um profissional realize esta modalidade de trabalho. Esta norma pode ser aplicável tanto a auditores internos quanto a externos. Os critérios para a seleção e composição de equipes de auditoria não são incluídos. Esses assuntos são tratados na NBR ISO 14401.
ISO 14012: os critérios para qualificação de auditores. ISO 14015: as avaliações ambientais de localidades e