Fatores Intrínsecos e extrínsecos - sistema renal
A regulação dos líquidos e eletrólitos e a eliminação dos resíduos metabólicos são essências a homeostase corpórea. O sistema renal exerce papel fundamental na realização destas funções. O sistema urinário consiste de rins, ureteres, bexiga e uretra. Os rins são componentes fisiologicamente dinâmicos do sistema realizado muitas funções, incluindo a formação da urina.
A formação da urina é um processo que envolve ultra filtração, secreção e reabsorção de componentes essências. Estes processos são controlados pela pressão osmótica e hidrostática pelo suprimento de sangue renal e pela secreção de hormônios.
No decorrer dessas funções existem fatorem de riscos, que são os fatores Intrínsecos e Extrínsecos.
Fatores Intrínsecos
Fator intrínseco, que é o fator que faz parte, está dentro do objeto ou organismo. Esses fatores são idade avançada, sexo, imunodeficiência, desnutrição, insuficiência renal, anormalidades anatômicas ou fisiológicas, doenças que impedem o esvaziamento vesical e a diabetes mellitus.
Idade avançada: Nos últimos anos tem se observados um aumento expressivo na incidência da insuficiência renal em pacientes idosos. O termo idoso ou idade avançada é usado para identificar pessoas nas quais a maioria das funções fisiológicas está em declínio e a expectativa de vida, reduzida. A definição idade avançada em termos cronológicos tem variado ao longo dos anos e incluem fatores como estilo de vida, cuidados com a saúde e grupo social em que a pessoa vive. Nos dias de hoje é mais um termo subjetivo do que uma definição precisa, uma vez que a idade cronológica não reflete necessariamente o estado fisiológico e a saúde do indivíduo. A idade avançada é um fator de risco para insuficiência renal no paciente hospitalizado devido às alterações da função renal decorrentes da própria idade e das doenças comuns à faixa etária. Essa população, devido ao processo normal de envelhecimento com desgaste fisiológico de todo