O que é ISO
A sigla "ISO" refere-se à denominação de igualdade, pois o sistema prevê que os produtos detenham o mesmo processo produtivo para todas as peças.
A adoção das normas ISO é vantajosa para as organizações uma vez que lhes confere maior organização, produtividade e credibilidade aumentando a sua competitividade nos mercados nacional e internacional. Os processos organizacionais necessitam ser verificados através de auditorias externas.
A família de normas ISO 9000:1994 (9001, 9002 e 9003) foi cancelada e substituída pela série de normas da ABNT ISO 9000:2000, que é composta de três normas:
ABNT NBR ISO 9000:2005: Descreve os fundamentos de sistemas de gestão da qualidade e estabelece a terminologia para estes sistemas.
ISO 9001:2008 – Define os requisitos de um sistema de gestão da qualidade, e pode ser usado por qualquer organização, grande ou pequena, independentemente do seu ramo de atividade. A ISO 9001:2008 é implementada por mais de um milhão de empresas e organizações em mais de 170 países. O padrão é baseado em uma série de princípios de gestão da qualidade, incluindo um forte foco no cliente, a motivação e o envolvimento da gestão de topo, a abordagem de processos e melhoria contínua.
ABNT NBR ISO 9004:2010: Fornece diretrizes que consideram tanto a eficácia como a eficiência do sistema de gestão da qualidade. O objetivo desta norma é melhorar o desempenho da organização e a satisfação dos clientes e das outras partes interessadas.
A ISO 9000 não fixa metas a serem atingidas pelas organizações a serem certificadas; as próprias organizações são quem estabelecem essas metas.
Uma organização deve seguir alguns passos e atender a alguns requisitos para serem certificadas:
Padronização de todos os processos-chave da organização, processos que afetam o produto e