isos
CONCEITO DE GESTAO AMBIENTAL - A gestão ambiental é a ciência que estuda e administra o exercício de atividades econômicas e sociais de forma a utilizar de maneira racional os recursos naturais, renováveis ou não, visando preservar o meio ambiente saudável a todas as gerações. Essa ciência deve almejar o uso de praticas que garantam a conservação e preservação da biodiversidade, a reciclagem das matérias-primas e a redução do impacto ambiental das atividades humanas sobre os recursos naturais. (Pagina 91)
IMPORTANCIA DA GESTAO AMBIENTAL E SUA CONTRIBUIÇAO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS ORGANIZAÇOES - a pratica da gestão ambiental nas organizações introduz a variável “valorização ambiental” no planejamento da empresa, tornando capaz de conquistar muitos certificados de excelência, como por exemplo, da serie ISO 14000. Quando esse planejamento é bem aplicado, permite uma drástica redução dos custos diretos (desperdício de matérias-primas e de recursos cada vez mais escassos e mais dispendiosos, como agua e energia) e de custos indiretos (representados por sanções e indenizações judiciais relacionadas a danos ao meio ambiente ou á saúde de funcionários, e da comunidade que tenha proximidade geográfica com as unidades de produção da empresa). (pagina 92)
A adoção de um sistema de gestão ambiental implica uma mudança de mentalidade de toda a organização, desde os altos escalões ate os níveis inferiores da organização. Implica uma mudança da cultura organizacional com a incorporação da variável ambiental no dia a dia das pessoas que integram a empresa. Por outro lado, a mudança de cultura organizacional também envolve mudança de atitude com respeito ao ambiente externo da organização. (pagina 114 a 115)
4.1 GESTAO AMBIENTAL E A RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES
4.1.1 Conceito de meio ambiente
A lei 6.988/81, que dispõe sobre a Politica Nacional do Meio Ambiente, define em seu artigo 3º, inciso I, meio ambiente como “o conjunto