O que é a ISO?
OBJETIVO DA ISO: A ISO foi criada com o objetivo de padronizar as normas industriais, facilitando o intercâmbio científico, comercial e tecnológico, deixando-os mais práticos. “A ISO concilia interesses de produtores, usuários, governos e da comunidade científica na preparação de normas internacionais”. Com Seu trabalho desenvolvido por mais de 20 mil, os objetivos das suas normas são:
• Economia de tempo e dinheiro;
• Melhor comunicação com outras pessoas e empresas;
• A segurança das pessoas que trabalham nas empresas;
• A eliminação de barreiras técnicas, evitando o conflito de ideais de cada empresa, unificando-as
Resumindo, a ISO foi criada com o intuito de unificar, proteger e economizar, facilitando trocas e intercâmbios, facilitando as indústrias.
ISO 31000: Um exemplo de ISO é a ISO 31000:2009, Gestão de riscos - Princípios e diretrizes, que, nas próprias palavras dos criadores “estabelece princípios, estrutura e um processo de gestão do risco”, podendo ser usado para toda e qualquer empresa. A ISO 31000 facilita as empresas a alcançarem suas metas de maneira mais segura, identificando as ameaças e as oportunidades alocadas na empresa. Contudo, ela não pode ser utilizada como forma de certificação porém orienta auditoria interna e outros programas externos.
NORMAS OU PADRÕES ISO: Há diversas ISOs no mundo, para todos os ramos e empresas. São mais de 19.000 certificados ISOs espalhados