Gestão ambiental
Introdução
O termo gestão ambiental é freqüentemente usado para designar ações ambientais em determinados espaços geográficos. Como exemplo podemos citar: gestão ambiental de reservas florestais, gestão ambiental de bacias hidrográficas, gestão ambiental de reservas de biosfera dentre outras.
A gestão ambiental empresarial determinará o que a empresa irá fazer para minimizar ou eliminar os efeitos negativos provocados no ambiente por suas atividades. Corresponde a um conjunto de políticas, programas e práticas administrativas e operacionais que levam em conta:
a) A saúde e a segurança das pessoas;
b) A proteção do meio ambiente através da eliminação ou minimização de impactos e danos ambientais decorrentes do empreendimento;
c) Cumprimento de leis e normas ambientais;
d) Utilização de tecnologias limpas (clean technologies);
e) Melhoria do relacionamento entre a comunidade e o governo;
Objetivos e Finalidades
O objetivo maior da gestão ambiental deve ser a busca permanente de melhoria da qualidade ambiental dos serviços, produtos e ambiente de trabalho de qualquer organização pública ou privada. Dessa forma, para que uma empresa passe realmente a trabalhar com gestão ambiental deve, inevitavelmente, passar por uma mudança em sua cultura organizacional; por uma revisão de seus paradigmas.
A busca permanente da qualidade ambiental é portanto um processo de aprimoramento constante do sistema de gestão ambiental global de acordo com a política ambiental estabelecida pela organização.
Diversas são as razões que levam as empresas a adotar e praticar a gestão ambiental, entretanto podemos citar as seguintes premissas básicas:
• Existência de legislação ambiental tornando tais procedimentos obrigatórios. A legislação ambiental exige cada vez mais respeito e cuidado com o meio ambiente, exigência essa que conduz coercitivamente a uma maior preocupação ambiental.
• Escassez de recursos naturais (matérias-primas),