Mercado de capitais
Com o processo de globalização, que resultou em um intenso intercambio entre os países, cada vez mais o mercado acionário vem adquirindo uma crescente importância no cenário financeiro internacional.
Seguindo essa tendência mundial, os países em desenvolvimento procuram abrir suas economias para receber investimentos externos. Assim, quanto mais desenvolvida é uma economia mais ativo é seu mercado de capitais. Por ser um canal fundamental na captação de recursos que permitem o desenvolvimento das empresas, gerando novos empregos e contribuindo para o progresso do País, o mercado acionário também se constitui em uma importante opção de investimento para as pessoas e instituições. Alem de informações que lhe permitirão saber como é e como investir no mercado de ações, este trabalho aborda conceitos básicos sobre o funcionamento desse mundo.
Mercado Primário
Refere-se à colocação inicial de um título, é aqui que o emissor toma e obtém os recursos. Os lançamentos de ações novas no mercado, de forma ampla e não restrita à subscrição pelos atuais acionistas, chamam-se lançamentos públicos de ações. É um esquema de lançamento de uma emissão de ações para subscrição pública, no qual a empresa encarrega a um intermediário financeiro a colocação desses títulos no mercado. Para colocação de ações no mercado primário, a empresa contrata os serviços de instituições especializadas, tais como: bancos de investimento, sociedades corretoras e sociedades distribuidoras, que formarão um pool de instituições financeiras para a realização de uma operação, que pode ser conceituada como sendo um contrato firmado entre a instituição financeira líder do lançamento de ações e a sociedade anônima, que deseja abrir o capital social.
Esta emissão de ações ou venda no mercado primário, serve para a empresa captar recursos dos investidores de modo a financiar seus projetos e fazer investimentos entre outras coisas, e estes recursos obtidos entram para o caixa da empresa.
Uma