Tomada de decisao e negociaçao
Vivemos em sociedade e tal situação nos leva a concluir que não estamos sozinhos no mundo, e o simples fato de viver em sociedade leva a crer que diariamente você se vê em situações que o conflito é inevitável. Resolver o conflito não é tarefa fácil, pois estamos lidando com pessoas, sendo que cada uma possui sua forma diferente de pensar e de agir. Como resolver determinadas questões sem trazerem maiores conseqüências? Diante disso vem à palavra negociação. Segundo Wanderley (1998), “negociação é um processo, uma seqüência das etapas que desenrolam de inicio até o final”. O mesmo autor define que o objetivo do processo de negociação é “alcançar objetivos por meio de um acordo nas situações em que existem interesses comuns, complementares e opostos, isto é, conflitos, divergências e antagonismos de interesses, idéias e posições” e afirma que a maneira como foi desenvolvida o processo da negociação é decisiva para o seu desfecho. Negociar significa ouvir e saber falar, entender o lado do outro, entender a situação como um todo. Saber respeitar a pessoa que esta a sua frente é o primeiro passo para se acabar com o conflito.
A Negociação está evoluindo junto com a Globalização, uma vez que a comunicação humana está vivendo o seu ápice, fato possibilitado pela constante evolução dos diversos veículos e mídias de comunicação. Assim, à medida que se agrega tecnologia e sua interação, aumentam as situações em que se faz necessário negociar alguma coisa.
No mundo dos negócios, estamos constantemente testando nossos limites, nossa capacidade e vários outros sentimentos que estão guardados dentro de nós. Vivemos em um mundo de feras, e cada qual não quer ser derrotada dentro de seu habitat natural. É por isso que as feras não se deixam abater pelas adversidades. Elas lutam incansavelmente até que seu desejo seja satisfeito. Assim como as feras, devemos tomar decisões e agir diante das dificuldades. Porém, não podemos nos esquecer de que somos seres