Mensuração do ativo
Mensurar um ativo é de extrema importância para o desenvolvimento das atividades de uma entidade, é através desta mensuração que melhor avalia-se o desempenho das empresas, pois é deste que provém todo o desenvolvimento da entidade.
Mensuração é o processo de atribuição de valores monetários significativos a objetos ou eventos associados a uma empresa, e obtidos de modo a permitir agregação, tal como na avaliação total de ativos ou desagregação, quando exigida em situações específicas, valores de entrada: representam o volume de dinheiro, ou o valor de alguma outra forma de compensação, pago quando um ativo ou seus serviços ingressam na empresa por meio de uma troca ou conversão. Os valores de entrada podem basear-se em trocas passadas, trocas correntes ou trocas futuras esperadas. É um conceito estático de avaliação e representa o sacrifício financeiro efetuado no momento da aquisição ou produção correspondendo ao preço combinado entre o comprador e o vendedor. Vantagem: reside no fato de ser verificável: é o preço de uma transação realizada. Desvantagem: o valor do ativo para a empresa pode variar com o passar do tempo, e passará a não ter significado algum como medida de quantidade de recursos disponíveis à empresa, do valor de seus serviços futuros ou de seu preço corrente de mercado.
Conhecendo-se as características comuns e os aspectos favoráveis e desfavoráveis em relação aos valores de trocas, pode-se optar por aplicar conceitos de acordo com a filosofia da empresa e com os resultados que se pretende obter, sejam eles financeiro, gerencial ou fiscal. A utilidade estará relacionada às necessidades dos