Mensuração de ativos
Mensuração é o ato de medir, ou seja, de determinar o valor de certas grandezas. É sinônimo de medição. O termo é usado diversas áreas como Contabilidade, Administração de Empresas, Medicina, Antropologia, entre outras.
Em Contabilidade, o processo de mensuração de ativos consiste na atribuição de valores monetários aos elementos que compõem o patrimônio. http://www.significados.com.br/mensuracao/ Mensurar um ativo é de extrema importância para o desenvolvimento sadio das atividades de uma entidade. É através desta mensuração que melhor avalia-se o desempenho das empresas, pois é deste que provém todo o desenvolvimento da entidade.
Segundo Hendriksen e Van Breda (1999; p. 488) mensurar é: “[...] atribuir uma quantidade numérica a uma característica ou a um atributo de algum objeto, como um ativo, ou uma atividade, como a de produção”. http://saggezzacontabilidade.blogspot.com.br/2012/07/ativo-e-sua-mensuracao.html Mock e Grove, citados por Guerreiro, definem sistema de mensuração com: "(...) conjunto de procedimentos que atribui números a objetos e eventos com o objetivo de prover informações válidas, confiáveis, apropriadas e econômicas para os tomadores de decisões2" .
A mensuração pode ser considerada como uma aproximação, uma vez que retrata, numericamente, as propriedades dos eventos e objetos.
Chambers, citado por Guerreiro, conceitua mensuração como sendo: "(...) atribuição de números a objetos ou eventos de acordo com regras, especificando o objeto a ser medido, a escala a ser usada e as dimensões da unidade5".
Guerreiro6 acrescenta na conceituação de Chambers o aspecto temporal da decisão, apresentando o seguinte exemplo: na medição do preço de aquisição de uma casa pode-se considerar os seguintes tempos: Passado - preço de aquisição; Presente - preço atual da mesma casa; Futuro - preço que se pagara no futuro por uma mesma casa.
Desta forma, o tipo de decisão que se irá tomar influenciará a correta mensuração do objeto ou