Ativos e sua mensuração
Na contabilidade seus profissionais estão sempre preocupados em trazer informações que contenham efeito ao serem utilizadas pelos seus usuários, e desta forma tem como ponto de preocupação, dentre outros, o Ativo. No ativo estão aplicados os recursos indispensáveis para o desenvolvimento do empreendimento, disponíveis para os gestores desenvolverem as atividades da empresa.
Atualmente existe uma grande preocupação entre os gestores em possuírem um ótimo sistema de mensuração e avaliação da empresa como um todo. Um bom início para que se obtenha êxito na mensuração e avaliação do desempenho, é ter em mente que ambos visam atender necessidades especificas nas fases de planejamento, execução, controle e tomada de decisão das atividades desenvolvidas pela empresa. Para alcançar tal meta se utiliza dos processos de identificar, mensurar, registrar e informar as mutações do patrimônio líquido das entidades de modo a permitir o usuário a ter informações que auxiliem nas tomadas de decisões.
A contabilidade, sendo uma ciência que têm como objetivo de prestar informações relevantes para atender as necessidades da empresa, vem ao longo do tempo buscando novas medidas de mensuração e avaliação dos diversos meios e recursos que compõe a entidade patrimonial.
CONCEITO DE ATIVO
Inicialmente, para atender as propostas de nosso estudo, conceituar o que seja Ativo, segundo Hendriksen e Breda (1999: 283) definiu o ativo, como sendo os “benefícios econômicos futuros prováveis, obtidos ou controlados por uma entidade em conseqüência de transações ou eventos passados.” Segundo Sprouse e Moonizt (1997: 123), ”... ativos representam benefícios futuros esperados, direitos que foram adquiridos pela entidade como resultado de alguma transação corrente ou passada.
Baseado nas afirmações anteriores concluiu que, o principal atributo de um elemento do ativo é a potencialidade de gerar benefícios futuros á empresa, sendo que a melhor