Ativo e mensuração
Introdução
Os profissionais da contabilidade sempre estão preocupados em gerar informações que surtam efeito ao serem utilizadas pelos seus usuários, e desta forma tem como ponto de preocupação, dentre outros, o Ativo. No ativo estão aplicados os recursos indispensáveis para o desenvolvimento do empreendimento, disponíveis para os gestores desenvolverem as atividades da empresa.
Hoje em dia existe uma grande preocupação entre os gestores em possuírem um ótimo sistema de mensuração e avaliação da empresa como um todo. Um bom início para que se obtenha êxito na mensuração e avaliação do desempenho, é se ter em mente que ambos visam atender necessidades especificas nas fases de planejamento, execução, controle e tomada de decisão das atividades desenvolvidas pela empresa.
A contabilidade, sendo uma ciência que têm como objetivo de prestar informações relevantes para atender às necessidades da empresa, vem ao longo do tempo buscando novas medidas de mensuração e avaliação dos diversos meios e recursos que compõem a entidade patrimonial.
Desenvolvimento e definições de ativo
Inicialmente, para atender as propostas de nosso trabalho, seguem alguns conceitos de ativo, definidos por diversos autores de nossa área:
* Ativos são benefícios econômicos futuros prováveis, obtidos ou controlados por uma entidade em consequência de transações ou eventos passados (Hendriksen e Breda); * Ativos representam benefícios futuros esperados, direitos que foram adquiridos pela entidade como resultado de alguma transação corrente ou passada (Sprouse e Moonizt); * Ativo é a totalidade dos recursos econômicos, materiais ou não, de propriedade da empresa ou que esteja no gozo de seu uso e posse, sendo utilizados na consecução dos fins operacionais da entidade e que gerem uma expectativa positiva em seu fluxo de caixa futuro (Lima, Aquino e Nascimento); * Ativo é qualquer contraprestação ou não, possuída por uma empresa e que tenha valor para