Virtualizacao
INSTITUTO POLITÉCNICO - Centro Universitário UNA
CONSERVAÇÃO DE ENERGIA UTILIZANDO VIRTUALIZAÇÃO
Curso: Engenharia de Computação Professor TIDIR: Elson de Abreu Rocha Junior
Andrezza Rodrigues, Marcelo Braga, Regis Nunes, Washington França, Weslley Figueiredo
Resumo
O presente estudo tem como objetivo apresentar a conservação de energia utilizando a virtualização de servidores no CPD. Esta análise foi feita a partir de um estudo de caso de uma empresa. A empresa denominada Group, tinha a necessidade de adicionar seis novos servidores e a virtualização foi a solução encontrada para adicionar esses servidores sem que isso desencadeasse um grande aumento no consumo de energia. A virtualização demonstrou ser uma técnica eficiente, não apenas para o processamento e segurança de dados, mas também para a conservação de energia, contribuindo assim para o meio ambiente praticando parte da TI verde.
Palavras chaves: Virtualização, TI verde, energia, conservação.
1. Introdução
A sustentabilidade, hoje, é um dos assuntos em pauta em grande parte do mundo. Segundo Braga et al (2005), há alguns anos o uso exacerbado dos recursos naturais e a prática de atividades prejudiciais à biosfera se tornou uma grande preocupação. Desde então foram desenvolvidos diversos programas a fim de cessar ou ao menos minimizar os efeitos negativos sofridos pela natureza a curto e a longo prazo.
Essa preocupação faz-se constante na área de Tecnologia da Informação (TI), que cresce em grande proporção e a qual uma parcela cada vez maior da população possui acesso. A partir dessa preocupação surgiu um conjunto de atividades denominadas TI verde que visam a sustentabilidade na produção, gerenciamento e descarte de equipamentos eletrônicos, economia de energia elétrica, dentre outros.
A conservação de energia elétrica é um ponto muito importante para o mundo. De acordo com relatório emitido pela Energy Information Administration¹, cerca