Profissões do futuro e passado
Oquê é?
Profissão é um trabalho ou atividade especializada dentro da sociedade, geralmente exercida por um profissional. Algumas atividades requerem estudos extensivos e a masterização de um dado conhecimento, tais como advocacia, biomedicina ou engenharia, por exemplo. Outras dependem de habilidades práticas e requer apenas formação básica (ensino fundamental ou médio), como as profissões de faxineiro, ajudante, jardineiro.
Algumas precisam de uma licença especial. Por exemplo, um engenheiro só pode ser responsável por uma obra se tiver o registro no Conselho Regional de Engenharia. Um motorista só estará apto a desenvolver sua profissão caso esteja habilitado pelo DETRAN na modalidade de veículo correspondente.
Na hora de escolher a carreira, é bom se informar, planejar muito.
O grande número de profissões da atualidade impõe ao jovem uma difícil tarefa: escolher apenas uma dentre tantas possibilidades igualmente atraentes.
Como lidar com essa tarefa, perguntam-se adolescentes e educadores? Que critérios utilizar nessa hora? Retorno financeiro? Realização pessoal? Continuidade dos negócios da família? Vocação? Profissão da moda ou profissão do futuro? Interesse? Aptidão? Quem sabe tudo isso junto?!
Para escolher uma profissão é fundamental que o adolescente saiba: de si mesmo e também do mundo das profissões. Conhecendo seus gostos, preferências, habilidades, e seus limites, fica mais fácil decidir aquilo que mais se aproxima de seu “jeito de ser”. Fica mais fácil elaborar um projeto de vida, pois a escolha de uma profissão implica em um planejamento em médio prazo. O resultado da escolha do adolescente não é imediato. Há os anos de estudo, de preparo para o exercício profissional, que variam de acordo com a opção, mas que sempre distanciam a efetivação dessa escolha.
Por fim, vale a pena lembrar que escolher implica, necessariamente, abrir mão de alguma coisa que não foi escolhida. Para tanto é preciso coragem e determinação. E esses