Tribologia
“Aspectos de desgastes e sua funcionabilidade através de máquinas e equipamentos”.
Manutenção Industrial – Prof. ROBERTO OUTA
Tiago dos Santos Paulo Ricardo Marinho - Faculdade de Tecnologia - Noturno - 6° Semestre
Palavras-chave: (desgaste, atrito, tribologia, equipamentos, máquinas,)
Título da Pesquisa (Tribologia “Aspectos de desgastes e sua funcionabilidade através de máquinas e equipamentos”).
Resumo
Este trabalho tem como objetivo discutir a influência da tribologia na funcionabilidade de máquinas e equipamentos.
Introdução
A tribologia é a ciência do atrito, ou a ciência e tecnologia de superfícies atuantes em movimento relativo e todos os fenômenos daí decorrentes. O estudo do atrito, desgaste, lubrificação e mecânica de contato são todas as peças importantes da tribologia. Essa ciência proporciona uma análise real das condições de um equipamento e propõe a utilização de alguns métodos que possam diminuir a frequência de desgastes em equipamentos, causados pela força de atrito.
O desgaste é um processo de degradação de um material quando em serviço. Está presente em diferentes situações, onde ocorre a perda progressiva de material a partir da superfície, por contato ou movimento relativo de um sólido, em relação a outro sólido, líquido ou gás. Assim, equipamentos com partes móveis, como mancais de deslizamento, rotores de bombas, válvulas tipo esféricas e, sofrem desgaste. Como resultado, as empresas gastam um enorme montante de dinheiro com a recuperação de peças, recuperação de equipamentos e perdas de produção. Antes de propor uma solução para um problema de desgaste é necessário identificar-se o tipo ou modo de desgaste causando o problema.
Tipos de desgastes:
1. Desgaste por abrasão
Desgaste produzido por partículas duras ou protuberâncias forçadas contra e movendo-se ao longo de uma superfície sólida. O termo duro significa que a