Tribologia
I – BOMBAS
II – SELOS MECÂNICOS
ALUNO: BRUNO RICARDO RENNÓ
PROFESSOR: GUIDO RANGEL
Bibliografia:
- Blog do Professor Carlão
- Faculdade de Engenharia do Rio Grande do Sul
- Ultraseal Selos Mecânicos
SUMÁRIO
*TRIBOLOGIA
I - BOMBAS
1) Características de Funcionamento
2) Classificação
2.1) - Bombas de Deslocamento Positivo
2.2) - Turbobombas
2.2.1) - Classificação das turbobombas:
2.3) - Bombas Centrífugas
2.4) - Bombas Rotativas
2.5) - Bombas Alternativas
II - SELO MECÂNICO
1) - Selo Mecânico Tipo MG1
2) – Selo Mecânicos de Inox e de Tungstênio
3) – Selo Mecânico Tipo 9 Multimolas
4) – Selo Mecânico RO e RO-TT
5) - Selo Mecânico Cr 218 DF – Triclover – Alfa Laval
O que é Tribologia?
Para se ter uma completa compreensão do fenômeno do desgaste, é preciso que sejam considerados outros dois aspectos, isto é, fricção e a lubrificação. Assim, define-se a palavra tribologia, do grego tribo (fricção, atrito), que é a ciência e tecnologia da interação de superfícies em movimento relativo, sendo que esta incorpora o estudo da fricção, lubrificação e desgaste.
• Sempre que duas superfícies se movimentarem, uma em relação à outra, ocorrerá o desgaste, sendo que este pode ser definido como um prejuízo mecânico a uma ou as duas superfícies, geralmente envolvendo perda progressiva de material. Em muitos casos, o desgaste é prejudicial, levando a um aumento contínuo da folga entre as partes que se movimentam ou a uma indesejável liberdade de movimento e perda de precisão.
• A perda por desgaste de pequenas quantidades relativas de material pode ser suficiente para causar a completa falha de máquinas grandes e complexas. Entretanto, assim como na fricção, altas taxas de desgaste são algumas vezes desejáveis, como em operações de lixamento e polimento. • Um método de reduzir a fricção e, frequentemente, o desgaste, é a lubrificação das superfícies. Ainda assim, mesmo que um lubrificante