O ATIVO E SUA MENSURAÇÃO
TEORIA CONTÁBIL
TEMA: O ATIVO E A SUA MENSURAÇÃO
Aracaju/SE
ATIVO
O Ativo é conceituado de diversas maneiras. Há quem o defina como sendo “um potencial de benefícios líquidos que se espera obter de um agente.”
Traduzindo este conceito concluímos que: o potencial de benefícios líquidos - significa dizer que o Ativo é um estoque de utilidades esperadas de um agente, ou seja, aquilo que sobra quando são considerados os ativos sacrificados para extrair benefícios; que se espera obter - é o que importa em um Ativo acontecer no futuro; de um agente - é aquilo que está em atividade ou em uso.
Para exemplificar o conceito, digamos que: Um caminhão (bem da empresa) é o agente que proporciona o resultado transporte, e este (transporte) é o Ativo.
Vamos usar como um segundo exemplo uma arvore (o bem) é o agente que proporciona o resultado madeira, ervas medicinais, frutos, e estes (madeira, ervas medicinais, frutos) são o Ativo.
Segundo Varian, “Ativo são bens que proporcionam um fluxo de serviços ao longo do tempo.” Esses fluxos podem ser de consumo como, por exemplo um veículo, ou monetário(Ativos Financeiros), como títulos e ações.
Já Hendriksen e Van Breda afirmam que “Ativo são essencialmente reservas de benefícios futuros prováveis obtidos ou controlados por uma entidade em consequência de transações ou efeitos passados.” Isso significa que se forem benefícios nulos ou negativos não podem ser classificados como Ativo.
Embora existam várias definições para o Ativo, para o mundo dos negócios e para a própria Contabilidade “O Ativo é qualquer bem que esteja sob o controle das empresas ou das pessoas, e que possa ser convertido em caixa(dinheiro).”
Este é um conceito simples, completo e de fácil entendimento, mas que segundo Iudícibus, para esclarcê-lo melhor devemos levar em consideração suas características.
Ele cita que “A característica fundamental do