Mensuração ativo
Mensurar um ativo é de extrema importância para o desenvolvimento sadio das atividades de uma entidade. É através desta mensuração que melhor avalia-se o desempenho das empresas, pois é deste que provém todo o desenvolvimento da entidade.
A seguir veremos as formas possíveis de se mensurar um ativo, além de conceitos e características para melhor entendermos e aplicarmos os métodos de mensuração, além da distinção do melhor procedimento a ser tomado dentro de cada contexto.
2) DEFINIÇÃO DE ATIVO
Ativo é o conjunto de bens e direitos de uma entidade. Porém, para ser considerado como tal, este deve auxiliar na geração de resultados, ou seja, são os meios através do qual os administradores utilizam para manter a empresa funcionando e produzir os serviços, produtos ou mercadorias concernentes à respectiva atividade empresarial.
D’Auria (apud IUDICIBUS,2004,p.137) explica da seguinte forma:
O ativo é, finalmente, o conjunto de meios ou a matéria posta à disposição do administrador para que este possa operar de modo a conseguir os fins que a entidade entregue à sua direção tem em vista[...].
Outra explicação a respeito do conceito e características de um ativo é a de Iudícibus (2004, p. 137):
A característica fundamental é a sua capacidade de prestar serviços futuros à entidade que os controla individual ou conjuntamente com outros ativos e fatores de produção, capazes de se transformar, direta ou indiretamente, em fluxo líquido de entradas de caixa.
Para termos um melhor entendimento no assunto, vejamos também o que Sprouze e Mooninitz (1962) dizem a respeito:
[...] ativos representam benefícios futuros esperados, direitos que foram adquiridos pela entidade como resultado de alguma transação corrente ou passada.
3) AVALIAÇÃO DE ATIVOS
Como vimos anteriormente, o ativo de uma entidade é de suma importância para esta. Por isso vemos a importância de avaliar, ou seja, dar valor, e mensurar este bem tão precioso.
Segundo