Logistica
LOGÍSTICA REVERSA INTRODUÇAO
A partir da Revolução Industrial, as fábricas começaram a produzir objetos de consumo em larga escala, a grande maioria das indústrias consideravam o meio ambiente como um local somente para obtenção de matéria-prima e descarte dos resíduos. Os resultados do crescimento econômico mundial causam impactos ambientais decorrentes de uma degradação ambiental sem precedentes das atividades produtivas.
Segundo Fuller et. al (1995), a humanidade está usando 20% a mais de recursos naturais do que o planeta é capaz de repor, com isso está avançando nos estoques naturais da Terra, lembrando que existem recursos que não são renováveis, como o petróleo.
O resultado deste consumo é o aumento do lixo. Ainda segundo Fuller et. al (1995), ainda hoje, muitas vezes o lixo é tratado com a mesma indiferença da época das cavernas, quando o lixo não era verdadeiramente um problema, seja pela menor quantidade gerada, ou seja pela maior facilidade da natureza em reciclá-lo. Entretanto, atualmente, a quantidade de lixo gerada no mundo tem sido grande, e seu mau gerenciamento, além de provocar gastos financeiros significativos, pode provocar graves danos ao meio ambiente e comprometer a saúde e o bem-estar da população.
Por outro lado, torna-se necessário o desenvolvimento de uma consciência em relação aos diversos problemas ambientais que o cercam as empresas, e atualmente é imperativo desenvolver o pensamento de inovar os materiais e processos construtivos que não causem danos aos homens e minimizem os impactos negativos ao meio ambiente.
LOGÍSTICA REVERSA
Até pouco tempo a logística restringia-se somente a entrega dos produtos aos clientes, os fabricantes não tinha a responsabilidade por seus produtos após suas vendas. Desta forma, não havia a preocupação dos fabricantes quanto a devida coleta posterior a