Mensuração do ativo
Com base nas afirmações anteriores concluímos que, o principal atributo de um elemento do ativo é a potencialidade de gerar benefícios futuros á empresa, sendo que a melhor alternativa para se mensurá-lo, seria o critério que aproxima a mensuração dos benefícios futuros esperados. “ Podemos considerar, portanto, que o ativo é a totalidade dos recursos econômicos, materiais ou não, de propriedade da empresa ou que esteja no gozo de seu uso e posse, sendo utilizados na consecução dos fins operacionais da entidade e que gerem uma expectativa positiva em seu fluxo de caixa futuro,” (LIMA, AQUINO E NASCIMENTO, 1997).
Segundo Panton (1924), Apud Iudícibus (1997:94) “ Ativo é qualquer contraprestação ou não, possuída por uma empresa e que tenha valor para ela”; Aqui, o autor destacou o valor e o poder de troca que os mesmos terão, pois do contrário não teria sentido figurar em seu patrimônio. Outro conceito bem atual defendido por Iudícibus e Marion (1999:145), “Ativo, pode ser conceituado como algo que possui um potencial de serviços em seu bojo, para a entidade capaz, direta ou indiretamente, mediata ou no futuro, de gerar fluxos de caixa”.
O ativo para ser considerado como tal, deve trazer consigo algo que possa ser utilizado pela empresa e que possa auxiliar na geração de resultados pelos menos dentro do prazo de sua vida útil.Analisando vários outros conceitos com diferentes enfoques e pontos de vista, pode-se verificar que a maioria deles se diferencia, referindo-se ás características, função e finalidade dos ativos, principalmente com relação á