O cenário histórico e o desenvolvimento da sociologia
Unidade 1.
O DESENVOLVIMENTO DAS IDÉIAS SOCIAIS E OS ELEMENTOS FUNDAMENTAIS PARA O ESTUDO OBJETIVO E SISTEMÁTICO DA SOCIEDADE
A sociologia surgiu como decorrência de um processo histórico que culminou com a Revolução Industrial que se iniciou na Inglaterra e a Revolução Francesa de 1789. Esses dois acontecimentos geraram problemas sociais que os pensadores da época não conseguiam explicar. Foi necessário que surgisse uma nova abordagem dessas questões que envolvesse o método científico já desenvolvido nas demais ciências. Com o social tornando-se um problema de dimensões nunca vistas, estavam dadas as condições para que se criasse uma nova disciplina científica.
As mudanças provocadas pela revolução científico-tecnológica, que denominamos Revolução Industrial, marcaram profundamente a organização social, alterando-a por completo, instituindo novas formas de organização e causando modificações culturais duradouras que perduram até os dias atuais.
Num prazo relativamente curto, a humanidade presenciou uma das maiores transformações em sua história:
"(.) em cerca de cem anos, a Europa de sítios, rendeiros e artesãos tornou-se uma Europa de cidades abertamente industriais. Os utensílios manuais e os dispositivos mecânicos simples foram substituídos por máquinas; a lojinha do artífice pela fábrica. O vapor e a eletricidade suplantaram as fontes tradicionais de energia - água, vento e músculo. Os aldeãos, como as suas antigas ocupações se tornavam supérfluas, emigravam para as minas e para as cidades fabris, tornando-se os operários da nova era, enquanto uma classe profissional de empreiteiros, financeiros e empresários, de cientistas, inventores e engenheiros se salientava e se expandia rapidamente. Era a revolução industrial" (Henderson, 1979, p. 7).
Do ponto de vista da organização da sociedade, o homem deparou-se com novos problemas, que não poderiam ser solucionados pela antiga