Sociologia e Introdução
Disciplina: Sociologia
Professora: Dra. Alba Marinho
O que é sociologia?
"A Sociologia constitui um projeto intelectual tenso e contraditório. Para alguns ela representa uma poderosa arma a serviço dos interesses dominantes, para outros ela é a expressão teórica dos movimentos revolucionários". Fonte: Carlos Martins, O que é sociologia?
E o autor segue dizendo: "A sua posição é notavelmente contraditória. De um lado, foi proscrita (expulsa) de inúmeros centros de ensino. Foi fustigada, em passado recente, nas universidades brasileiras, congelada pelos governos militares e acusada de ser disfarce do marxismo e teoria da revolução..."
E agrega: "Como compreender as avaliações tão diferentes dirigidas com relação a esta ciência?” Para esclarecer esta questão, torna-se necessário conhecer, ainda que de forma bastante geral e com algumas omissões, um pouco de sua história. Que contexto histórico possibilitou o seu surgimento, formação e desenvolvimento?
“A sociologia é o resultado de uma tentativa de compreensão de situações sociais radicalmente novas, criadas pela então nascente sociedade capitalista. A trajetória desta ciência tem sido uma constante tentativa de dialogar com a civilização capitalista, em suas diferentes fases".
E o que a Sociologia tem a ver comigo ou com a minha vida?
Muito, pois a Sociologia estuda fenômenos sociais que nos afetam em nosso dia a dia. Tais como:
Por que a vida em sociedade é como é?
Por que uns têm tanto e outros têm pouco?
Por que obedecemos ou contestamos?
Por que as pessoas se reúnem ou se tornam rivais?
O que nos é proibido e o que nos é imposto por obrigação?
Por que os governos se organizam de uma forma ou de outra?
Por que as empresas se organizam de uma forma ou de outra?
Alguém já disse que a sociologia é a “ciência do óbvio” (Nelson Rodrigues). Por sua vez, o cientista social Darcy Ribeiro ratificou que o negócio dos cientistas é mesmo lidar com o óbvio. O que a