contadores digitais
Assunto: Contadores Digitais
Recife, 20 de Junho de 2013.
Contadores Digitais
Contadores:
São sistemas seqüenciais que contam o número de pulsos que ocorre em uma entrada durante certo intervalo de tempo. A indicação da contagem é dada na base 2 e obtida através das saídas binárias do contador. Existem dois tipos básicos de contadores:
Os assíncronos:
São caracterizados por seus Flip-Flops funcionarem de maneira assíncrona (sem sincronismo), não tendo entradas clock em comum. Neste tipo de circuito, a entrada clock se faz apenas no primeiro Flip-Flop, sendo as outras derivadas das saídas dos blocos anteriores.
Dentre os contadores assíncronos estão:
•Contador de pulsos
A principal característica de um contador de pulsos é apresentar nas saídas, o sistema binário em sequência.
Seu circuito básico apresenta um grupo de 4 Flip-Flops do tipo T ou JK Mestre-Escravo, os quais possuem a entrada T ou, no caso, J e K iguais a 1, originando na saída Qf = Qa, a cada descida de clock.
A entrada dos pulsos se faz através da entrada clock do 1º Flip-Flop, sendo as entradas clock dos Flip-Flops seguinte, conectadas as saídas Q dos respectivos intercessores conforme circuito visto na figura.
Considerando Q0 como bit menos significativo (LSB) e Q3 como mais significativo (MSB), temos nas saídas o sistema binário em sequencia (0000 a 1111). Notamos ainda, que após a 16ª descida de clock, o contador ira reiniciar a contagem. A figura apresenta toda a sequencia obtida graficamente, a partir da variação aplicada à entrada clock do sistema.
•Contador de Década
O contador de década é o circuito que efetua a contagem em números binários de 0 a 9 (10 algarismo). Isso significa acompanhar a sequencia do código BCD 8421 de 0000 até 1001.
Para que o contador conte somente de 0 a 9, deve-se jogar um nível 0 na entrada clear assim que surgir o caso 10 (1010), ou seja, no 10º pulso. O circuito de um contador de década