Fund Das C
SOCIAIS
Professora Msc.: Mônica Dias
Macapá
2014
OBJETIVOS:
• Compreender o contexto histórico do surgimento das primeiras análises sociológicas. • Entender o darwinismo social como expressão das concepções positivistas do século XIX. • Entender as categorias de ordem e progresso social a partir do pensamento comteano.
OBJETIVOS:
• Conceituar e problematizar a idéia de evolução social, ordem e controle social;
• Compreender a importância e influencia da corrente positivista na sociedade brasileira.
O CONTEXTO HISTÓRICO DO
SURGIMENTO DA
SOCIOLOGIA
Revolução Industrial e Neocolonialismo
“O século XIX foi marcado pela Revolução Industrial e pelo
Neocolonialismo, cujas consequências se projetaram para os séculos XX e XXI.
No plano político e econômico o termo revolução é usado para expressar um movimento de transformação que, na visão dos seus protagonistas, traz transformações significativas, positivas e benéficas para a sociedade”. GRANDES TRANSFORMAÇÕES
Desenvolvimento
industrial se fez acompanhar pelo desenvolvimento científico, que por sua vez impulsionou ainda mais a indústria em função de descobertas e invenções.
GRANDES TRANSFORMAÇÕES
Nos
centros urbanos europeus respirava-se desenvolvimento e acreditavase que a tecnologia e a máquina resolveriam todos os problemas do homem.
A indústria cresceu e com esse crescimento vieram as crises de produção, consumo.
GRANDES TRANSFORMAÇÕES
Diferente do colonialismo dos séculos XV e XVI, o neocolonialismo representou nova etapa do capitalismo, do momento em que as nações europeias saíram em busca de matérias-primas para sustentar as indústrias, de mercados consumidores para os produtos europeus e de mão de obra barata. GRANDES TRANSFORMAÇÕES
A África e a Ásia foram o cenário onde atuou uma infinidade de cientistas e religiosos que assumiram o fardo do homem branco.
GRANDES TRANSFORMAÇÕES
Todas as tentativas de reação por parte das nações dominadas pelos impérios europeus
foram