Trabalho acerca da linguagem com recurso a videos do Youtube que demonstram a experiência
A) Perceção Categorial/ Categorical Perception
Exercício e Definição:
O exercício realizado se encontrava dividido em duas partes: A primeira parte se referia a um teste de identificação de sons (labelling), isto é, após clicar no botão Start ouvi um som (estímulo) de silabas sintéticas (fonemas), tais como, “ba”, “da” ou “ga” e, a partir do que ouvi/ percebi tive que clicar num dos três botões com os fonemas referidos anteriormente. Finalmente, depois de clicar no botão de uma das três silabas, foi me apresentado o seguinte som e, assim respetivamente até ao final do teste.
Ao realizar esta primeira parte do exercício percebi que devido ao facto de só ouvir o som do fonema e sem ver o movimento dos lábios da pessoa, foi difícil distinguir alguns fonemas. A maior parte dos sons parecia ser “da”, mas somente a silaba/ fonema “ba” era mais fácil de distinguir.
A segunda parte do exercício referia-se a um teste de discriminação de sons (discrimination), isto é, neste teste o som dos fonemas era apresentado em par de forma a perceber se os sons apresentados era iguais ou diferentes, tal como, “ba” e “da” ou “ga” e “da” ou “ba” e “ga” ou “ga” e “ga” ou “da” e “da” ou “ba” e “ba”.
Ao realizar esta segunda e última parte do exercício senti dificuldade em tentar perceber se os sons que ouvia eram diferentes e, por isso, a maior parte das minhas respostas, nesta etapa, foram que, os sons eram iguais.
Deste modo, o efeito de percepção categorial ocorre quando a capacidade da pessoa é muito fraca para discriminar membros de uma mesma categoria, enquanto que a capacidade da pessoa é muito boa quando discrimina elementos pertencentes a categorias diferentes.
B) Lip Reading – o efeito McGurk
Exercício e Definição:
1. Com som, mas sem olhar para o vídeo, o fonema que percebi foi: “ba” “ba”.
2. Sem som, apenas olhando para o vídeo, o fonema que percebi estar a ser articulado foi: “ga” “ga”.
3. Com som e olhando para o vídeo, o fonema que