Mensuração ativo
MBA em Contabilidade Aplicada ao Setor Público
Atividade de Sistematização de Finanças Públicas
Caríssimos Estudantes
Como trabalho de sistematização elabore um texto próprio de no máximo três páginas (texto word, arial, tamanho 12, espaço simples entre linhas e duplo entre parágrafos), dissertando sobre quais as principais dificuldades que os órgãos públicos enfrentarão na adoção da nova Contabilidade Pública.
Em seu texto aborde os principais desafios e dificuldades sob o ponto de vista da Teoria da Contabilidade, ou seja, não aborde questões sobre sistemas informatizados, qualificação de pessoal e etc. Aborde, por exemplo, questões que envolvam o reconhecimento, a mensuração e a divulgação de informações contábeis, ou sobre as novas demonstrações contábeis aplicadas ao setor público.
A sistematização deverá ser entregue até às 23:55h de 10 de abril de 2012 (terça-feira).
Alexandre
QUAIS SÃO AS DIFICULDADES QUE O SETOR PÚBLICO ENFRETA PARA RECONHECER E MENSURAR O ATIVO, BEM COMO DIVULGAR AS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS.
As dificuldades da mensuração restrita aos indicadores físicos ou qualitativos são igualmente destacadas por Catelli et al. (2001, p. 7):
“Na avaliação das organizações públicas, é usual que resultados sejam definidos por indicadores físicos ou qualitativos. Tais critérios, entretanto, não são isentos de dificuldades. Tais valores, por exemplo, kW/h e mortalidade infantil, são muitas vezes de natureza diversa e de difícil comparação. A aplicação de pesos e ponderações para se apurarem notas e ratings deixa largo espaço para arbitrariedades e pressões políticas. Merece um rating maior uma atividade que se destacou na geração de benefícios, mas necessitou de enormes subsídios? É bom ou mau desempenho atender a 5.000 famílias carentes a um custo de R$ 50.000,00?”
Com efeito, por mais intensa que venha sendo a elaboração das técnicas de mensuração por