Logistica
A dimensão discursiva da linguagem
A linguagem é o principal recurso utilizado na comunicação e interação entre os indivíduos e, é por meio dela que interagimos com o mundo e construímos as relações sociais. De fato, a língua é um valoroso Instrumento para a produção dos sentidos, seja para se comunicar, argumentar, persuadir e atuar no processo de formação discursiva de uma sociedade.
1º os elementos da comunicação
Teoria da comunicação
O linguista russo Roman Jakobson criou um modelo explicativo para comunicação verbal a que deu o nome de teoria da comunicação são estudos acadêmicos que pesquisam os efeitos, origens e funcionamento do fenômeno da Comunicação Social em seus aspectos tecnológicos, sociais, econômicos, políticos e cognitivos.
A base dessa teoria segundo Jakobson esta identificada em seis elementos presentes em todas as situações da comunicação; Os elementos da comunicação. Emissor – o que emite a mensagem.
Receptor – o que recebe a mensagem.
Mensagem – o conjunto de informações transmitidas.
Código – a combinação de signos utilizados na transmissão de uma mensagem. A comunicação só se concretizará, se o receptor souber decodificar a mensagem.
Canal de Comunicação – por onde a mensagem é transmitida: TV, rádio, jornal, revista, cordas vocais, ar...
Contexto – a situação a que a mensagem se refere, também chamado de referente.
Ruído – qualquer perturbação na comunicação.
O linguista Jakobson caracterizou seis funções de linguagem, ligadas ao ato da comunicação: funções da linguagem s são recursos de ênfase que atuam segundo a intenção do produtor da mensagem, cada qual abordando um diferente elemento da comunicação
1. Função Referencial: também chamada de denotativa ou informativa, é