Criação e dialética do conhecimento
Como mudar nosso pensamento sobre algo? Como pensar diferente daquilo que acreditamos como certo? Este é o paradoxo: tentar ver o que sempre fazíamos antes e que dava certo, de uma forma diferente, quase oposta.
Paradoxo do Conhecimento Paradoxo: algo que é contrário a opinião comum, ao senso comum.
O paradoxo era algo a ser eliminado na Sociedade Industrial. O funcionário não deveria pensar e sim, trabalhar de acordo com o que era estabelecido. Assim foi estudado como o operário executava sua função, esta função foi decomposta em partes e buscado o meio mais rápido de executar o mesmo serviço.
Era deste modo que teria eficiência na produção. As pessoas produziriam mais e bem rápido. Nos dias atuais ainda temos outros métodos para aumentar a eficiência na produção – linhas de montagem, automação, rebótica, entre outros – todos vistos como tentativas para eliminar o paradoxo.
No processamento de informações também se busca a eliminação do paradoxo. Problemas complicados são simplificados e as estruturas organizacionais são especializadas. Um exemplo típico é como um carro é fabricado.O processo de fabricação do carro é decomposto em várias tarefas simples e a cada trabalhador é atribuída uma pequena tarefa. Ele não necessita entender o que os outros estão fazendo ou o que a sua tarefa significa para todo o processo de fabricação do carro. a divisão de todo o processo em partes era a chave do sucesso para a Sociedade Industrial.
Na sociedade do conhecimento, o paradoxo é algo para ser cultivado e não eliminado. As contradições, as opiniões diferentes são partes da geração do conhecimento. Para surgir algo novo, é preciso que se questione um