Atps
A Criação do Conhecimento Organizacional e sua Teoria Prof. Me. Maurício Dias
A criação do Conhecimento
A Criação do Conhecimento As mudanças estão ocorrendo no ambiente externo em múltiplas dimensões e em ritmo acelerado.
Elas incluem novas formas de competição, globalização dos mercados, avanços tecnológicos, modificações na força de trabalho, emergência de novas indústrias, tendências demográficas, etc.
1
17/04/2013
A Criação do Conhecimento
Essas mudanças que ocorrem no ambiente externo exigem mudanças contínuas e rápidas na organização. A gestão deve responder à mudança ou enfrentar o inevitável: Mudar ou Morrer. Novos conhecimentos têm de ser criados continuamente para que as empresas sobrevivam.
A Criação do Conhecimento
Gestão do Conhecimento: processo de criar continuamente novos conhecimentos, disseminando-os amplamente através da organização e incorporando-os velozmente em novos produtos/serviços, tecnologias e sistemas. (TAKEUCHI E NONAKA, 2008) O conhecimento é formado por dois componentes principais: Explícito Tácito
A Criação do Conhecimento
Conhecimento Explícito: expressado em palavras, números ou sons e compartilhado na forma de dados, recursos visuais, especificações de produtos ou manuais. Conhecimento Tácito: é imensurável e pessoal. Difícil de ser formalizado. É possível entender essa vertente do conhecimento por meio das intuições e palpites.
2
17/04/2013
A Criação do Conhecimento
Conhecimento Tácito: Dimensões cognitivas como crenças, percepções, valores, preceitos, emoções e experiências do indivíduo. Há ainda duas dimensões para o conhecimento tácito: Técnica: habilidades informais, ou seja, o know-how. Insights: habilidade subjetiva de articular a técnica com as intuições.
Dialética e Teoria do Conhecimento
A Dialética e Teoria do Conhecimento
A dialética apresenta a forma como o conhecimento é criado. Ele é desenvolvido por um indivíduo que é