Melhoria no controle de temperatura na industria
CONTROLE DE
TEMPERATURA NA
INDÚSTRIA
Do termostato ao controlador de temperatura com PID
TERMOSTATO
O controle de temperatura era realizado por termostatos, dispositivo constituído por dois metais diferentes, de diferentes coeficientes de expansão térmica, assim quando o bimetal é submetido a variação de temperatura, será forçado a curvar-se. Esse curvamento faz com que estabeleça ou interrompa o circuito elétrico que faz o acionamento da resistência de aquecimento.
TERMOSTATO
Segue o exemplo de um dos tipos de termostatos utilizados na indústria, modelo com conexão para dois contatos.
BOBINA BI METÁLICA DO
TERMOSTATO
Essa é uma bobina utilizada em um dos diversos tipos de termostato, e quando a mesma é aquecida e dilatada, faz a comutação dos contatos ligando ou desligando o elemento de controle. Na figura podemos ver o termostato agindo, quando a temperatura está abaixo do valor desejado o termostato fecha o contato acionando a resistência que faz com que a temperatura se eleve e quando a temperatura ultrapassa o valor desejado o termostato desliga a resistência.
Contudo para algumas aplicações esse tipo de controle é ineficaz, pois essa variação constante de temperatura pode interferir no resultado final do processo, por exemplo, para controle de temperatura do sistema de selagem de embalagens plásticas pode ocorrer das embalagens saírem abertas se a temperatura estiver abaixo do ideal, ou então queimar a embalagem se estiver acima da temperatura.
Outro ponto fraco nesse tipo de controle é o fato de não se ter como regular o Set Point da temperatura e não se visualizar a temperatura atual do processo.
CONTROLADORES DE
TEMPERATURA MICRO
CONTROLADO
Para otimizar o processo de controle de temperatura foram desenvolvidos os controladores de temperatura micro controlados. Foram desenvolvidos para se ter mais precisão no processo de controle de temperatura possibilitando a escolha da temperatura do processo, a visualização da