Mapeamento de processos
CLEIDERSON DE SOUSA PEREIRA
FERNANDA FERREIRA CAMPOS
CONTRIBUIÇÕES DA METODOLOGIA DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS (MASP) PARA REDUÇÃO DO CONSUMO DE GÁS EM FORNOS DE ESPERA: O caso de uma indústria de reciclagem de alumínio.
NOVEMBRO – 2009
RESUMO
A implantação de metodologias e ferramentas da qualidade pode levar as empresas a obter vantagens em competitividade pela redução de desperdícios, redução de custos de produção, melhoria da qualidade e otimização de processos. O presente trabalho objetiva verificar a efetividade do uso da Metodologia de Análise e Solução de Problemas (MASP) como possível mecanismo de redução do consumo de gás natural (CH4) usado como combustível em fornos de espera de uma indústria de reciclagem de alumínio. O MASP é um método que auxilia na análise de um problema, no sentido de encaminhar sua solução. Através do uso do PDCA de melhorias e algumas ferramentas da qualidade foi possível estudar o comportamento dos fornos em todas as condições de uso, mapear o processo identificando as perdas de temperatura de cada fase, também foi possível levantar as taxas de aquecimento/resfriamento do metal nas várias condições de uso dos queimadores. Pelo compartilhamento de informação, associado à observação participativa foi possível elaborar uma proposta de controle da temperatura do metal nos fornos. Tal proposta foi colocada em prática durante a segunda quinzena do mês abril de 2008 pelos funcionários da empresa após treinamento. Através da intervenção realizada houve uma redução do consumo de gás natural na ordem de 12m3/tonelada em comparação ao consumo médio do primeiro trimestre de 2008.
Palavras-chave: Metodologia MASP, ferramenta PDCA, fornos de espera.
LISTA DE FIGURAS
FIGURA 1 - Ciclo PDCA de melhoria...............................................................................................p. 25
FIGURA 2 -