Controle Estatistico Processo
Três de Maio
2009
Trabalho da Disciplina de Administração da produção lI
Sociedade Educacional Três de Maio
Faculdade Três de Maio
Curso Bacharelado em Administração
Professor:
Três de Maio
2009
Introdução
Desde o início da história da humanidade, existe a preocupação com a qualidade dos produtos oriundos da agricultura, da manufatura e da criação de animais.
Nas últimas décadas, pode-se observar que os consumidores apresentam um perfil bem mais seletivo e exigente, gerando assim uma maior competitividade entre as empresas de diferentes setores, levando-as a procurarem suas vantagens competitivas principalmente em qualidade, oque se tornou uma condição de sobrevivências das empresas.
Toda empresa precisa de técnicas que permitam ao seu produto a qualidade desejada. Não se pode mais apenas exigir que as pessoas façam o melhor que podem ou cobrar resultados, é necessário o uso de ferramentas que auxiliem no controle de falhas e no aperfeiçoamento dos processos de produção.
Com o CEP (Controle Estatístico de Processo ) uma empresa pode avaliar a qualidade de seu processo e consequentemente de seu produto, pois possui técnicas que permite acompanhar, avaliar e corrigir o processo de produção. O Controle Estatístico de Processo vem sendo usado por muitas empresas para aperfeiçoamento contínuo da qualidade. Os métodos de melhoria da qualidade aplicam-se a qualquer área de uma companhia ou organização, incluindo manufatura, desenvolvimento de processo, planejamento de engenharia e assistência técnica a produtos. O uso adequado destas técnicas pode trazer grandes benefícios para a empresa como a satisfação de seus clientes, menor custo de produção, maior demanda, melhor relação com seus funcionários e lucratividade.
Tema
Controle Estatístico de Processo em Industria de Laticínios.