Automação
Muito se fala e escreve a respeito de Automação Industrial. Quais as vantagens? Vale a pena investir em automação? Como ter certeza do retorno do investimento realizado? Em que investir? Qual fabricante escolher? Produto nacional ou importado? A dúvida fica mais evidente em micro e pequenas indústrias que desconhecem as vantagens e a facilidade que a Automação traz no processo servindo como ferramenta na solução de 9 entre 10 problemas industriais.
AUTOMAÇÃO É A SOLUÇÃO?
Mas afinal o que é Automação? Automação é o conjunto das técnicas baseadas em máquinas e programas com objetivo de executar tarefas previamente programadas pelo homem e de controlar sequências de operações sem a intervenção humana. Através de Inter travamentos (sequências de programação) do sistema, o usuário consegue maximizar com qualidade e precisão seu processo produtivo, controlando, assim, variáveis diversas (temperatura, pressão, nível e vazão) e gerenciando à distância toda a cadeia produtiva. Bom entendo o que é Automação e a sua influência em um processo industrial, seja ela uma simples monitoração de variáveis ( exemplo: temperatura de um tanque ou pressão de uma linha de gás) ou um controle sofisticado do processo (exemplo: abertura e fechamento de válvulas proporcionais remotamente) podemos avaliar algumas vantagens diretas na hora de investir em equipamentos ou na melhoria de processos existentes.
Segundo dados de uma recente pesquisa realizada em 65 indústrias do estado do Rio de Janeiro pelo SENAI-RJ perceberam a valorização da qualidade industrial como um dos principais motivos de se investir em Automação, conforme figura 1 abaixo. Associado a ela, a melhoria da competitividade de mercado esteve presente em quase 80% das respostas analisadas.
A diminuição dos custos de mão de obra foi à opção com menor aderência segundo a pesquisa o que nos faz inferir que a visão industrial, de um modo geral, mudou bastante nos últimos 10 anos. A