historia e epistemologia
Strathern, Paul. A prática da alquimia. In: O sonho de Mendeleiev: a verdadeira história da química. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002, pp. 31-48. Link para o arquivo.
Segundo o autor, existiam idéias que a Química moderna surgiu unicamente como uma continuação da alquimia. E que esta contém 4 fontes para a base experimental, que são: artes práticas, alquimia, medicina e metalúrgica. No séc XVIII, uma das primeiras teorias que impulsionaram a um conhecimento químico foi a teoria de Flogisto com afinidade de explicar porque uma substância combina com a outra. A quimica como ciencias qualitativa adotou novos elementos de juizo que propicia reprodutibilidade de diferentes experimentos para contrastar ou refutar. Tecnicas quimicas e saberes praticos. O autor mostra a história dos elementos químicos, sua busca, desde os físicos gregos, decorrendo pela alquimia medieval, até chegar à divisão de um átomo pesado em dois ou mais fragmentos. O autor tambem revela as descobertas no campo da química, traçando as biografias de todos os seus protagonistas, e fala de como eles manipulavam os elementos químicos perigosos (radioativos, venenosos) cuidadosamente, em locais nao habitáveis. Pardo, Juan Quílez. Aproximación a los orígenes de La química moderna. Educación Química, v. 13, n. 1, 2002, pp. 45-54. Disponível em: http://www.researchgate.net/publication/233811620_Aproximacin_a_los_orgenes_de_la_qumica_moderna/file/d912f50bc87620c550.pdf.
Strathern, Paul. A prática da alquimia. In: O sonho de Mendeleiev: a verdadeira história da química. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002, pp. 31-48. Link para o arquivo.
Segundo o autor, existiam idéias que a Química moderna surgiu unicamente como uma