xfgfg

696 palavras 3 páginas
AS SOCIEDADES ORGANIZADAS EM CASTAS
É uma configuração social baseada na hierarquia baseada na religião, etnia, cor, hereditariedade e ocupação, definindo a organização de poder político e a distribui-ção da riqueza gerada pela sociedade. Este sistema sobrevive até hoje na Índia, apesar de politicamente ter sido abolido pelos anos de 1940, culturalmente ele or-ganiza esta sociedade.
• Brâmanes: sacerdotes. Superior a todas as castas.
• Xátrias: guerreiros. Casta intermediária que se encarrega do governo e ad-ministração pública.
• Vaixás: comerciantes, artesãos e camponeses. Estão abaixo dos xátrias.
• Sudras: trabalhos servis. Casta inferior.
• Párias: não pertence a nenhuma casta. Não seguem estas regras.

Características: relações muito estanques; não há mobilidade social: hereditarie-dade e endogamia (casamentos somente entre as castas). Somente podem se ali-mentar com os integrantes de sua casta; as castas inferiores não podem ser toca-das pelas superiores;
É possível que as castas inferiores tenham costumes das superiores e até casa-mentos entre diferentes classes, exceto os brâmanes.
A introdução de costumes acidentais tem modificado politicamente a organização de castas na Índia, que se mantém por ser uma tradição cultural local.

AS SOCIEDADES ORGANIZADAS POR ESTAMENTOS
O sistema feudal se organizou desta maneira. Havia três estados: nobreza, clero e o terceiro estado (comerciantes, industriais, trabalhadores urbanos e camponeses).
Ela não se revela e explica apenas no nível estruturas de poder e apropriação. O que identifica e diferencia um estamento é um conjunto de direitos e deveres, privi-légios e obrigações que são aceitos como naturais e são publicamente reconheci-dos, mantidos e sustentados pelas autoridades oficiais e tribunais. A relação com o poder e a participação na riqueza é questão de direito.
Era possível a mobilidade social, mas muito controlada para não haver diminuição da riqueza.
Relação de reciprocidade: Era

Relacionados