HISTÓRIA E EPISTEMOLOGIA DA MATEMÁTICA
Anderson Bächtold
Prof. Marcos Buss
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Matemática (MAD 0601) – Lógica da Matemática
15/06/10
RESUMO A Matemática como a concebemos nos dias atuais foi fruto de uma demorada e profícua evolução, desde os homens das cavernas, passando por todas as grandes civilizações do passado até chegar à complexidade do mundo mercantilista e globalizado. A finalidade desse artigo é mostrar, em forma de evidenciação, que a matemática desenvolvida desde a antiguidade pelos povos, dão suportes lógicos e consistentes aos anseios de todas as culturas posteriores, demonstrando, assim, sua grande relevância histórica. As estruturas específicas geralmente têm sua origem nas ciências naturais, mais comumente na astronomia e na física, mas os matemáticos também definem e investigam estruturas por razões puramente internas à matemática, por exemplo, ao perceberem que as estruturas fornecem uma generalização unificante de vários sub-campos ou uma ferramenta útil em cálculos comuns. Muitos matemáticos estudam as áreas que escolheram por razões estéticas – simplesmente porque eles acham que as estruturas investigadas são belas em si mesmas. Historicamente, as principais disciplinas dentro da matemática surgiram principalmente da necessidade de se efetuarem cálculos no comércio, medição de terras, predizer eventos astronômicos e etc.
Palavras-chave: História; Cálculo; Matemática.
1 INTRODUÇÃO
A Matemática (do grego máthēma (μάθημα): ciência, conhecimento, aprendizagem; mathēmatikós (μαθηματικός): apreciador do conhecimento) é o estudo de padrões de quantidade, estrutura, mudanças e espaço. Na visão moderna, é a investigação de estruturas abstratas definidas axiomaticamente, usando a lógica formal como estrutura comum.
A três necessidades supracitadas podem ser grosso modo relacionadas com as grandes subdivisões da matemática: o estudo das estruturas, o estudo dos