Melhoria contínua
Kaizen
O termo Kai significa “mudar” e Zen “melhor” - Mudar para melhor. Esse sistema foi criado pelos japoneses no período pós-guerra com base na teoria de Taylor.
O Kaizen é um processo integrado buscando a qualidade de vida e excelência em cada passo do processo produtivo e por conseqüência é também quantitativo, porque o retorno vem em valores para a empresa, aumentando as vendas, a competitividade e reconhecimento no mercado.
O Kaizen possui ferramentas de melhoria com objetivo de reduzir os custos, eliminar os desperdícios, reduzir o tempo de troca das ferramentas, aumentar a produtividade, nivelar a produção, reduzir o transporte entre outros.
Kanban
È uma palavra japonesa para cartão ou placa visível que controla os fluxos de produção ou transportes na empresa. Esse sistema permite agilizar a entrega e a produção de peças, quando se esgotarem todas as peças é enviado um aviso e as peças faltantes serão repostas
O Kanban pode ser aplicado em fábricas com produção repetitiva, ou em qualquer empresa onde haja armazenamento de material, pois facilita o cumprimento dos padrões de trabalho, dispensando a necessidade de relatórios constantes nos estoques.
Just in time
O termo significa “No tempo Justo” e foi criado no Japão no início da década de 50.
O sistema just-in-time consiste em reduzir estoques, determinando que os produtos sejam entregues pelos fornecedores de acordo com a necessidade da produção. Utiliza somente os materiais e as quantidades necessárias, no momento exato, com o mínimo de atraso, eliminando quaisquer tipos de desperdício.
ISHIKAWA
Tem por objetivo identificar as causas relacionadas com a maioria dos problemas detectados na Organização e melhorar a comunicação entre os setores.
A Espinha de peixe identifica os possíveis gargalos e causas originais dos problemas. É usado como instrumento que estuda os processos, desempenhos, oportunidades, defeitos, falhas e possíveis viabilidades. Em sua estrutura, os